Ligamos pra você

Blog

05 causas que podem deixar sua internet lenta

Três coisas que causam dores de cabeça aos donos e donas de casa, hoje em dia: água fraca, queda de energia e internet lenta. Com relação a esta última causa, nós podemos ajudar você. Confira, agora, alguns motivos da sua internet estar lenta e como resolver.

1 Roteador em lugar ruim

Começamos com uma dica básica. O seu roteador deve estar instalado em um lugar central, aberto da sua residência, livre de interferências físicas, como paredes, e o mais próximo possível dos dispositivos eletrônicos que usam internet.
Saiba que quanto mais distante o roteador mais lenta a conexão fica. Também não custa lembrar a você para nunca colocar o roteador dentro de alguma gaveta ou de um compartimento qualquer. Quanto mais livre o equipamento e mais altas as suas antenas, melhor! Um metro e meio acima do chão já é considerada uma boa altura.

2 Interferências de eletrodomésticos em redes sem filtro

Um liquidificador, micro-ondas, geladeira, secador de cabelos, etc., podem deixar a sua internet lenta. Isso pode acontecer em residências que não têm filtros na rede elétrica, pois os aparelhos eletrodomésticos causam interferências na propagação das ondas.
Nesse caso, vale acrescentar a chegada da Internet das Coisas, que a cada dia cresce mais. Logo, logo, praticamente, todos os produtos eletrodomésticos estarão conectados à internet, o que exigirá que o usuário adquira um plano com uma velocidade muito maior.

3 – Senha do seu roteador Wi-fi

Não é aconselhável colocar senha ou criar uma muito fácil, como sua data de aniversário ou a de um filho. Como diz o título do filme lançado em 2018 e dirigido por Andrew Cymek, O Perigo Mora ao Lado, afinal há casos que vizinhos descobrem sua senha e utilizam a sua conexão sem sequer pedir permissão.

O ideal é criar uma senha difícil, com, pelo menos, uma letra maiúscula, números e caracteres. E por último, lembre-se de modificar com frequência a senha. A cada três meses é um prazo considerado razoável.

4 Bluetooth do celular

Alguns celulares de modelos antigos podem causar interferências e deixar sua internet lenta. Isso ocorre, quando se aciona o dispositivo Bluetooth.
Os fabricantes alegam já terem resolvido este tipo de problema, mas ainda é comum a conexão sofrer interferência quando o Bluetooth está ligado.

5 Mais Dispositivos podem deixar a internet lenta

Vamos supor que você contratou uma internet de 10 Mega e na sua residência há três quartos, cada qual com uma televisão, que somadas com a da sala dá um total de quatro aparelhos televisivos. Caso seja casado e tenha três filhos acima de 10 anos, também acrescentamos ao menos um celular para cada. Somando apenas esses aparelhos, percebemos que são 09 dispositivos eletrônicos com acesso à internet, que, se usados ao mesmo tempo, gera 1,11 mega de internet para cada aparelho. Isso, considerando o valor máximo da velocidade contratada.
Ou seja, esse valor de 10 Mega não é o suficiente para sua residência. No mínimo, o plano contratado deveria ser de 30 Mega e isso se você e seus filhos não forem apaixonados por séries ou jogos.
Por isso, antes de contratar um plano de internet, considere a quantidade total de dispositivos eletrônicos existentes na sua residência e analise os hábitos que seu cônjuge e filhos têm no mundo digital. Dessa forma, você consegue minimizar a possibilidade de ficar com a internet lenta na hora que todos da família estiverem em casa.

Caso procure uma internet ultraveloz, com Wi-fi grátis e sem limite de downloads, vem pra Tely e assista às suas séries preferidas ou jogue à vontade.
Saiba mais: 0800 721 8359

 

Fale com o presidente
Canal de Denúncias