Suporte Tely Fale com o consultor Ligamos pra você

Blog

Fibra Óptica, o que é e como essa tecnologia nos ajuda

Inventada na década de 60 e largamente utilizada pelas empresas de telecomunicações, a fibra óptica surgiu para facilitar o transporte de dados com mais eficácia, tornando possível a existência de um acesso mais rápido, estável e seguro à Internet.

Nosso acesso à Internet é transmitido por meio de fibra óptica para sete estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe). Apesar de ser um meio de transporte de dados muito utilizado, poucas pessoas sabem o que é de fato uma fibra óptica. Se você é uma dessas pessoas, leia nosso artigo até o fim e fique por dentro dessa tecnologia, que ajuda bastante o nosso dia a dia, aproximando pessoas, gerando bons negócios e facilitando a absorção de aprendizados e conhecimentos.

Fibra óptica, o que é?

De forma resumida, a fibra óptica é composta por materiais dielétricos (plástico nas camadas mais externas e com um núcleo central de vidro) e o seu papel é realizar o transporte da luz no seu meio físico. Tal material possibilita manter o tráfego de dados com maior velocidade, estabilidade, segurança e performance.

Segundo Wladimir Nery, nosso Analista de Rede de Dados, “na fibra óptica, o fluxo de dados ocorre por meio da sua emissão em forma de luz, a partir de um módulo óptico originador dos sinais numa determinada extremidade. Estes sinais (de luz) percorrem a fibra óptica em toda a sua extensão e são recepcionados pelo módulo remoto que, uma vez checada a integridade dos dados, realiza a conversão para sinais elétricos”.

Transporte sem interferência

Os efeitos que podem prejudicar ou até mesmo interromper por completo o fluxo de dados neste tipo de rede estarão associados ao comprometimento físico do cabo óptico. Wladimir Nery complementa afirmando que “neste tipo de tecnologia de transmissão, o fluxo transportado não é afetado por interferências eletromagnéticas, pois estas não causam efeito algum nos sinais ópticos. Por isso, atualmente a fibra óptica é considerada a forma mais confiável de fornecer/transportar dados com qualidade e em grande escala”.

Como os dados eram transportados antes da fibra óptica?

Antes da implantação da fibra óptica pelas empresas de telecomunicações, as tecnologias de transmissão de dados utilizadas eram baseadas em equipamentos de rádio ou por meio de cabos metálicos (cobre), o que gerava um menor poder de tráfego de dados e que estavam sujeitas a oscilações de performance no acesso à Internet decorrentes de interferência.

Para você entender melhor, considere um veículo em deslocamento por uma pista não pavimentada de apenas uma via e outro por uma pista asfaltada com seis vias. O primeiro exemplo é referente às tecnologias legadas. Já o segundo retrata a fibra óptica, que consegue fazer o seu trajeto com mais estabilidade e segurança, resultando, por exemplo, no acesso à Internet com maior qualidade.

Quais as tecnologias utilizadas pela Tely antes?

Antes da implantação da fibra óptica, a Tely tinha seu atendimento totalmente baseado em rádios digitais e cabos de cobre de par trançado (UTP ou ‘unshielded twisted pair’). “Hoje, a nossa realidade é outra. Temos um backbone óptico próprio e por meio de investimentos constantes, tanto em tecnologia como em profissionais, conseguimos entregar aos nossos parceiros e clientes soluções em telecomunicações com uma qualidade cada vez melhor”, afirma Wladimir Nery.

Quais as vantagens em utilizar fibra óptica?

Além de proporcionar estabilidade e segurança no tráfego dos dados, nos possibilita atender uma maior quantidade de clientes, graças a sua elevada capacidade de largura de banda. Fato que proporciona um desempenho bem mais confiável e confortável para o usuário final, nosso cliente.

Comparação entre fibra óptica e cabo de fios metálicos

A fibra óptica é menos propensa a interferências eletromagnéticas, preserva a qualidade do sinal, evitando oscilações e perda de velocidade. Por ter estas características, consegue cobrir uma área maior do que o cabo de fios de cobre, por exemplo. Segundo Wladimir Nery, o sinal luminoso da fibra óptica consegue viajar transportando uma quantidade maior de dados, e por dezenas de quilômetros. Já nos fios de cobre a tecnologia se limita aos 100 metros de alcance.

E aí, quer uma internet de fibra óptica, rápida, estável e segura? Liga já 0800 721 8359 e seja bem-vindo(a) à Tely!