Suporte Tely Fale com o consultor Ligamos pra você

Blog

Internet Banda Larga, o que é?

Como o próprio nome diz, Internet Banda Larga é a tecnologia que consegue realizar um grande tráfego de dados, o que resulta numa conexão mais rápida, segura e estável.

Internet Banda Larga no Brasil

Até pouco tempo atrás era considerada Internet Banda Larga qualquer conexão que tivesse velocidade acima de 56 kbps. Hoje, ainda não há um valor mínimo adotado para dizer se determinada conexão é Banda Larga e cada país adota um valor como padrão mínimo. Os Estados Unidos, por exemplo, adotam o valor de 25 Mbps.
A Comissão Europeia determinou que até 2020 todos os cidadãos do velho continente tenham conexões com velocidades acima de 30 Mbps e que pelo menos metade das residências tenha velocidade acima de 100 Mbps.
O segundo objetivo foi cumprido com três anos de antecedência em 2017 e 50,8% das residências já podem assinar planos de ao menos 100 Mbps.
No Brasil, não há um valor específico, mas o consumidor já percebe que a velocidade de Internet Banda Larga para baixar um arquivo, hoje, é muito maior do que há cinco anos e logo vai aumentar mais.

Tecnologias de Banda Larga

Agora, vamos falar sobre as tecnologias mais utilizadas para Internet Fixa sem levar em consideração a internet à Rádio, que hoje está em contínuo desuso.

ADSL

A sigla ADSL, Asymmetric Digital Subscriber Line, em português significa Linha Digital Assimétrica para Assinante. Devido ao fato de ser Assimétrica, esse tipo de conexão tem velocidade bem maior num sentido, sendo mais rápida a realização de um download do que a de um upload.

Além de cabos de cobre, o ADSL utiliza o Protocolo Ponto a Ponto (PPP), especificamente o PPPoE (PPP over Ethernet) ou o PPPoA (PPP over AAL5), para fazer a conexão, realizada através de uma linha telefônica, que não fica mais ocupada como ocorria antigamente na Internet Discada.

O que você ganha com a tecnologia ADSL

  • A conexão não ocupa a linha telefônica, sendo possível usar a Internet e fazer uma ligação ao mesmo tempo.
  • Capacidade de grande tráfego de dados, o que proporciona maior velocidade a sua conexão.
  • Bom desempenho para jogos on-line, filmes e séries via streaming.
  • Preço acessível.

Como se dá a conexão via ADSL

O modem ADSL, por meio de um par de fios metálicos, conecta os equipamentos da casa ou empresa do cliente com o Provedor da Internet, através de uma linha telefônica.
Um microfiltro chamado Splitter tem a função de criar um canal para a conexão do Provedor com o Modem e outro canal para a ligação com o aparelho telefônico. É graças a esse equipamento que a sua linha telefônica não fica ocupada, quando está conectado(a).
Para que os equipamentos conectados tenham acesso à internet, o modem ADSL deve ser ligado a um computador ou a um equipamento de rede ou a um roteador wi-fi.

Internet Banda Larga Fibra Óptica

Superior ao fio de cobre, a Fibra Óptica, feita com alta tecnologia, é constituída de um material muito fino de vidro ou plástico exaurido, e transforma o sinal recebido em luz. Estas características possibilitam um largo tráfego de dados praticamente sem interferências, resultando numa conexão com alta rapidez, segurança e estabilidade.

Como se dá a conexão via Fibra Óptica

Na Tely, utilizamos a tecnologia FTTx para levar a conexão até o cliente. O uso deste tipo de arquitetura é mais vantajoso que o uso do cabeamento metálico ou coaxial, pois proporciona uma redução no consumo de energia, menor desgaste do PVC e não permite que o sinal transportado seja afetado por Interferência Eletromagnética. Através de uma rede ponto-multiponto, a conexão chega até o usuário final de forma mais rápida, segura e estável. Esta rede é composta de vários divisores ópticos passivos, os quais permitem que uma única fibra óptica atenda de 32 até 128 clientes.

Arquiteturas FTTX

Há várias arquiteturas FTTX: Fiber To The Node (FTTN), Fiber To The Curb (FTTC), Fiber To The Home (FTTH), Fiber To The Building (FTTB), Fiber To The Desktop (FTTD). Na Tely, usamos as arquiteturas FTTH e FTTB.

  • FTTH – Fiber to the home. Como o próprio nome diz, a fibra vai até a sua casa, o que garante uma alta velocidade na conexão, que pode chegar até a 100Mbps. Esse tipo de arquitetura é usado para usuários finais, como casas, residenciais, condomínios, prédios.
  • FTTB – Fiber To The Building. Neste tipo de arquitetura, a Fibra vai até o prédio e, por meio de um cabo Ethernet de par trançado, as bandas de conexão são distribuídas.

Tecnologias GEPON e GPON

A principal vantagem da Tecnologia GPON em relação à GEPON é que enquanto esta oferece taxas simétricas de até 1,25 Gbps para download e 1,25 Gbps para upload, a tecnologia GPON oferece taxas assimétricas com velocidades de até 2,5 Gbps no sentindo download e 1,25 Gbits no sentido Upload.
A Tely já usa a tecnologia GPON, o que garante uma velocidade de download ainda maior.

O que você ganha em ter uma conexão de Fibra Óptica

  • Maior segurança às informações transportadas. Numa conexão convencional a cabo é possível que hackers consigam ter acesso aos seus dados por meio do próprio cabo. Já se houver algum corte na fibra, o tráfego de dados é interrompido, o que impossibilita a obtenção fraudulenta de dados.
  • As fibras são mais finas que os fios de cobre. Esta peculiaridade possibilita que várias linhas de dados utilizem o mesmo cabo, resultando numa conexão com maior capacidade de transmissão.
  • Com a Fibra Óptica é possível utilizar frequências menores de transmissão, gerando um menor gasto de energia e, logicamente, uma maior economia para o Provedor e para o cliente.
  • Maior velocidade e estabilidade na transmissão de dados, que trafegam na velocidade da luz.
  • Não há necessidade do uso de eletricidade nas fibras. Esta característica evita o superaquecimento e a ocorrência de incêndios.
  • Diferente do que ocorre com os sinais elétricos nos fios de cobre, os cabos de Fibra Óptica transformam o sinal recebido em luz e não são suscetíveis a interferências eletromagnéticas.

Há também outros tipos de tecnologia de Banda Larga móvel como 3G, 4G, Satélite. Mas esse é assunto para outro artigo. Abraços!

Referências
http://www.teleco.com.br/ftth.asp
http://www.redesecia.com.br/fibra-optica/fttx-entenda-o-que-e-fttx/
http://www.telesintese.com.br/na-europa-quase-todas-casas-tem-acesso-internet/
http://www.redesecia.com.br/fibra-optica/fttx-entenda-o-que-e-fttx/