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Telefonia Empresarial: conheça os principais tipos e suas vantagens

No mundo dos negócios, comunicação é poder e a regra é simples: quanto mais meios de comunicação sua empresa tiver, melhor.
Engana-se quem pensa que telefone é algo ultrapassado. Hoje, a tecnologia aperfeiçoou bastante este aparelho, que ajuda a aproximar pessoas e gerar negócios.

Confira, abaixo, os principais tipos de telefonia empresarial e suas vantagens.

Definição básica de um sistema de telefonia

Por muito tempo, o sistema de telefonia basicamente convertia energia acústica em elétrica no ponto transmissor, e energia elétrica em acústica no receptor. As inovações tecnológicas transformaram esse modo de transmissão de voz, que, hoje, com a utilização da Fibra Óptica, possibilita a criação de uma rede de telefonia estruturada, utilizando o protocolo IP como transporte, agregando funções encontradas em aplicações que suportem um sistema de mensagens unificadas sob uma gerência única de TI, que também usem o IP como transporte

1. Telefonia Empresarial – O que a sua empresa pode ganhar

No mercado, há vários tipos de tecnologia para os serviços de telefonia empresarial, sendo a telefonia IP, via Fibra Óptica, a mais avançada. Ter um telefone empresarial passa mais credibilidade para o cliente e facilita a comunicação com o público-alvo e fornecedores. E implantar mais de uma linha telefônica torna a comunicação muito mais rápida, eficaz e rentável.

Para a gestão da telefonia empresarial, a maioria das operadoras oferece um identificador de chamadas e soluções de PABX em nuvem, o que permite você saber quem está ligando para a sua empresa, gravar as ligações, analisar as estatísticas e sugerir melhoria no atendimento.

Confira, abaixo, alguns benefícios que a sua empresa pode ganhar com a telefonia empresarial via Fibra Óptica da Tely.

• Integração dos serviços de voz e dados, que permite maior economia com chamadas locais, nacionais e internacionais para telefone fixo e móvel.
• Rede de última geração, com tráfego de voz priorizado ao tráfego de dados.
• Menor custo em chamadas.
• Suporte técnico personalizado
• Mais credibilidade perante os clientes
• Maior confidencialidade que e-mail e whatsapp

2. Telefonia Fixa

Este tipo de telefonia, todo mundo conhece, e já foi por muito tempo um dos meios de comunicação mais utilizados, ficando atrás apenas da Televisão e do Rádio.
Apesar do segmento de telefonia fixa ter tido uma queda de 9% até abril de 2017, em dezembro de 2018, houve um acréscimo de 3,22% e 3,08% nas regiões Nordeste e Norte, respectivamente.
Antes, sua transmissão se dava da seguinte forma: um aparelho ficava ligado a outro ou a uma central telefônica de condutores metálicos, que, formados por circuitos de conversação, se encarregavam da realização do tráfego de voz.
Os sinais eram transportados por uma linha de dois fios e uma bobina híbrida ou um transformador híbrido fazia a separação dos sinais de voz.
Vale salientar que esse sistema ainda é utilizado, mas está caindo no desuso, em virtude do surgimento de outras tecnologias avançadas, como a Fibra Óptica

3. Telefonia Empresarial 0800

Ideal para empresas de pequeno, médio e grande porte, o serviço de telefonia 0800 mostra que a sua empresa se preocupa de verdade com o cliente e o melhor: não gera custos para ele. Afinal, ninguém gosta de ter que pagar a fim de solucionar um problema, que, teoricamente, foi criado por uma empresa: produto defeituoso, entrega demorada, etc.
Por isso, adquirir um serviço de telefonia 0800 faz toda a diferença no dia a dia da sua empresa, propiciando a otimização da relação com o cliente.
Os pacotes dos serviços TelyFone 0800 são customizados de acordo com as necessidades da sua empresa.

4. URA – Unidade de Resposta Audível

Indicado para empresas que recebem uma quantidade considerável de ligações, a URA – Unidade de Resposta Audível, reduz os custos da sua empresa e otimiza o tempo do atendimento ao cliente,
A URA atende, tira dúvidas, reconhece dígitos e voz, transfere ligações para operadores, finaliza atendimentos, entre muitas outras coisas, desafogando sua central de atendimento.
Automatizando seu serviço de telefonia fixa, de 0800 ou Tely Cloud PABX, você poderá implantar na sua empresa os famosos áudios: digite 01 para falar com o setor comercial, 02 para tratar de assuntos financeiros, etc.

5. Telefonia Empresarial PABX

O PABX (Private Automatic Branch Exchange ou “Troca Automática de Ramais Privados”) foi concebido como uma central particular, que realiza a distribuição das ligações recebidas para a rede de aparelhos telefônicos da empresa dentro de uma mesma rede corporativa.

É responsável pela distribuição de linhas telefônicas para diferentes ramais. Sua função é ligar diferentes telefones a uma linha externa. Permite que diferentes ramais façam ligações ao mesmo tempo: internas ou externas.

Este tipo de sistema é o mais moderno que existe no mercado e consegue ligar vários telefones a uma linha externa, permitindo que vários ramais façam ligações ao mesmo tempo: internas ou externas.

5.1 PABX Analógico

Tem componente analógico e é projetado para receber linhas fixas convencionais através das operadoras de telefonia fixa. Seus ramais não tem recursos avançados e sua utilização é básica. A depender da necessidade da sua empresa, a implantação de um sistema de telefonia empresarial PABX Analógico pode ter um custo mais elevado.

5. 2 PABX DIGITAL

Ao contrário do que ocorria no sistema de telefonia antigo, hoje, graças a Fibra Óptica, a telefonia se dá da seguinte forma: no aparelho transmissor, os sinais acústicos são transformados em digitais e o receptor transforma os sinais digitais em acústicos.
Este tipo de PABX é mais avançado que o analógico, pois tem recursos mais inovadores, que possibilitam melhor qualidade da voz, aumento do volume da ligação e conexão às linhas fixas e troncos digitais (E1 – tubo de passagem de até 30 diferentes linhas telefônicas).

5.3 PABX Híbrido

Une as melhores características do analógico e do digital, e ainda implementa a tecnologia SIP (Session Initiation Protocol – Protocolo de iniciação de Sessão, em português), o que permite interligar filiais a custo zero. Com ele é possível implementar linhas fixas (ou E1) e números SIP. Ele determina a rota de menor custo para as chamadas.
É um sistema indicado para empresas que têm linhas analógicas, mas querem utilizar SIP.

5.4 PBX IP

É mais complexo e moderno, tendo mais recursos disponíveis, como gravador. Funciona como um Provedor e pode receber ligações ou entroncamentos E1 com placas específicas. Foi projetado para funcionar apenas com linhas operadoras SIP.

5.5 PABX Virtual

O PABX virtual é a opção mais moderna, atualmente, e a melhor solução para quem deseja reduzir custos, ter mais segurança e eficiência em telefonia empresarial. Permite o uso de ramais virtuais em qualquer dispositivo com acesso à internet, localizado em qualquer lugar do mundo.
Oferece o menor custo, devido a fato de ser zero o custo dos minutos para ligações entre ramais, e o seu equipamento costuma ser instalado diretamente dentro de um Data Center, por isso não há nenhuma necessidade de sua instalação física

6.0 Tely Cloud PBX

É uma solução completa em telefonia empresarial, totalmente, gerenciada, armazenada e mantida na Internet, através da tecnologia da Computação em Nuvem. Ao Tely Cloud PBX, você pode utilizar ramais DDR, número único nacional, 0800, URA Virtual, e/ou chefe-secretária.
Saiba mais: Tely Cloud PABX

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