Ligamos pra você

Blog

Tely expande rede até Salvador-BA e aumenta capacidade de tráfego para até 08 Terabits

I Etapa do projeto de expansão aumenta 1100 KM de Backbone 100% fibra óptica, oferecendo mais condições para a empresa atender melhor os estados da Bahia e Alagoas.

A Tely, no início deste mês, concluiu a expansão da sua rede, ligando Recife a Salvador. Foram quase R$ 2 milhões de reais investidos em equipamentos para assegurar mais qualidade, velocidade e estabilidade nos seus novos 1100 KM de Backbone 100% fibra óptica.

Prédio da Tely, localizado na Avenida São Paulo, 1205 - Bairro dos Estados
Sede da Tely

“Antes, já tínhamos rede de Garanhuns até Paulo Afonso-BA com a tecnologia Metroethernet, que, agora, também é toda em DWDM, assim como a nossa nova rede, que chega em Salvador”, disse Augusto Queiroz, Gerente do Setor de Engenharia de Telecomunicações da Tely. Na expansão da rede foram construídos mais cinco Pops (Point of Presence), que, hoje, conta com 13 no total.

“Essa rede, ligando Recife a Salvador é de suma importância para nós, pois conseguimos migrar o tráfego de dados, que precisava passar por Fortaleza para só depois chegar a São Paulo. Com a expansão, os dados vão direto para a capital paulista, encurtando o caminho em cerca de 2 mil KM”, afirma Leonardo Lins, CEO da Tely. Ele assegura que essa diminuição no percurso vai diminuir a latência e melhorar a percepção do usuário com a qualidade dos serviços.

A nova rede é dimensionada para 40 canais, podendo atingir até oito Terabits, 200 giga por cada canal, um número bastante expressivo, que é possível acontecer e ser contabilizado, graças a aquisição do Infinera Groove G30. “Este equipamento possibilita termos performance suficiente para abrir um canal com mais de mil KM sem regeneração, o que diminui custos e latência”, admite Augusto Queiroz.

O objetivo de conectar cada vez mais pessoas e empresas está sendo realizado com sucesso. Nesta primeira etapa do projeto de expansão, a Tely passou a atender melhor os estados de Alagoas e Bahia. A segunda etapa consistirá na ampliação da capacidade de troca de dados em São Paulo, cidade que concentra 80% do tráfego nacional E a terceira vai aumentar a segurança da rede, além de contemplar também o estado de Sergipe.

A empresa atingiu a marca de 12 mil KM de Backbone 100% fibra óptica e, atualmente, tem condições de atender 500 mil pessoas de forma direta e indireta, por meio de parcerias com provedores locais. “Já entregamos a um novo cliente 20 circuitos, cada qual com 10 giga, totalizando 200 giga, ligando Recife a Salvador”, afirma Leonardo Lins.

O CEO da Tely ainda ressalta que uma das maiores importâncias desta expansão foi ter ligado o hub de cabo submarino de Fortaleza ao hub de cabo submarino de Salvador. “Poucas empresas do Nordeste têm essa ligação, que contribui muito no aumento da qualidade dos serviços de telecomunicações. E essa expansão reforça a posição da nossa empresa como um dos principais players do Nordeste” finaliza Leonardo Lins.

Fale com o presidente
Canal de Denúncias