Ligamos pra você

Blog

VIDEOCONFERÊNCIA: O FUTURO DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Reuniões fazem parte da rotina das empresas independente do seu porte. Elas representam um desafio organizacional para a produtividade, pois significam interrupções no fluxo de trabalho, deslocamento e sempre estão sujeitas a atrasos e imprevistos. Tudo isso representa um significativo número de horas gastas por funcionários, fornecedores e outros colaboradores. A solução vem através de uma tecnologia cada vez mais ganha espaço no ambiente corporativo: a videoconferência.

Essa é uma opção viável que otimiza o tempo, cumpre o mesmo papel  de qualquer outra reunião pessoal, mas com maior comodidade. Essa ferramenta ajuda a vencer barreiras de tempo e distância e é fundamental para integrar equipes em diferentes lugares.

O Gerente Comercial da Tely, Sid Gomes esclareceu sobre o que é e como funciona a videoconferência. Ele explicou que essa ferramenta permite através da internet, uma ligação de vídeo entre pessoas que estão em ambientes distintos. Não só possibilita o contato entre dois pontos, mas também é possível gerar uma conversa em grupo com várias pessoas em diferentes lugares do mundo. Seja através das redes sociais ou de programas online, é possível conversar “cara a cara” com alguém do outro lado do planeta sem nem mesmo sair da cadeira do escritório.

Mas os benefícios vão além da comodidade. Segundo informações de uma pesquisa feita pela PGi, responsável por um software de videoconferência, através dessa tecnologia as empresas podem economizar até 30% de gastos com viagens. Outro dado é que 92% dos negócios B2B (transações entre empresas) já utilizam a videoconferência para aumentar vendas.

Essa é uma ótima opção que se destaca pela agilidade, tão necessária nos dias de hoje. Essa é uma ferramenta simples, que só necessita de um computador, smartphone ou tablet conectado à internet, itens comuns no ambiente de trabalho. A videoconferência  proporciona para a empresa inúmeras vantagens para solucionar, otimizar a aumentar a produtividade no dia a dia empresarial.

  • COMO FAZER VIDEOCONFERÊNCIAS?

            As empresas precisam estar atentas as tecnologias recentes e os benefícios que elas podem trazer para seu negócio, isso significa introduzir cada vez mais novas ferramentas tecnológicas no cotidiano empresarial, tornando-se assim mais competitiva no mercado.

O uso da videoconferência é mais um passo rumo à modernização e ampliação do trabalho interno. Por ser uma tecnologia com um ótimo custo-benefício, pode ser utilizada por empresas de todos os portes, de qualquer segmento e para qualquer finalidade. Mas como introduzir isso na empresa? Que programa ou aplicativo usar? É importante considerar quantas pessoas você precisa conectar, que tipos de dispositivos elas usam para se manterem conectadas e se há necessidade de conectar essas pessoas às suas salas de conferência. Existem alguns programas pagos e outros que você pode usar gratuitamente através de uma boa conexão de internet. Esses são os mais relevantes:

  • Skype

O Skype foi um dos primeiros aplicativos a trabalhar com conversas de áudio e vídeo. Ele é um dos mais conhecidos e usados para fazer videoconferências. Possui muitas ferramentas, como conversas de texto, envios de arquivos, compartilhamento de tela e integração com contatos do Outlook e Facebook. O Skype também possui o sistema de VoIP (ou Virtual Fone), que funciona em todo o mundo sendo possível adquirir créditos para usar em ligações ou no envio de SMS.

Além das ferramentas gratuitas do Skype, existe uma paga que é direcionada  para empresas que precisam se conectar através de videochats, o Skype for Business.

O Skype for Business, oferece vantagens voltadas a rotinas administrativas por um baixo custo. É possível o envio e recebimento de portfólios, planilhas e documentos, compartilhar links enquanto realiza a videochamada, fazer uma lista de contatos, gravar as videoconferências,  entre outras funções. Na função paga, o programa permite que você adicione até 250 pessoas para reuniões online e fornece segurança de nível empresarial.

  • Hangouts

             O Hangouts faz parte da Google, e assim como o Skype, permite que você converse com usuários que estão em outros sistemas operacionais sem dificuldades, permitindo até mesmo que as chamadas sejam feitas em grupo, algo que também é possível no programa da Microsoft.

O Hangouts se destaca porque ele não só é integrado a sua conta Google, através do Gmail, como também ao número de telefone. Isso permite que o contatos do aplicativo esteja sempre atualizando, facilitando na hora da comunicação.

Esse é um programa gratuito da Google, sem limites de tempo de uso. Conta com algumas ferramentas diferenciadas que vão colaborar com o ambiente empresarial. Através do Hangouts,  você pode fazer uma videoconferência com até 10 pessoas simultaneamente, possibilidade de telefonar ou receber uma chamada, através do serviço de telefonia pelo IP Google Voice (pago), bate-papo por escrito com os membros da chamada de vídeo, compartilhamento de tela e acesso aos aplicativos do Google Docs (texto, planilha e apresentação) também permite transmissão simultânea da videoconferência no YouTube, muito útil para aulas, tutoriais e divulgação.

  • VANTAGENS DA VIDEOCONFERÊNCIA

O vídeo traz consigo a ideia de presença, de simultaneidade e dinamismo, algo essencial para as empresas conseguirem trabalhar de maneira mais plena e eficiente na atualidade. Por isso, a videoconferência ganha cada vez mais espaço, pois ela transforma a maneira como organizações se comunicam com funcionários, colaboradores, fornecedores e clientes. Sid Gomes conta que a videoconferência traz incontáveis vantagens para o dia a dia da empresa, ela pode ser usada para vários fins e traz incontáveis benefícios para a produtividade de um negócio.

Um dos benefícios que o Gerente Comercial destaca é  a redução de custos. Dentro do pacote de conexão à internet usado pela sua empresa, é  possível realizar inúmeras conferências em vídeo pela web através de programas e aplicativos grátis.

Além de não haver custos com softwares, a videoconferência traz a economia com viagens ou deslocamentos pela cidade, que além de ter um custo alto financeiro, também consome tempo que poderia ser produtivo.

Sua empresa além da economia,  vai promover uma gestão mais eficiente e ágil, tornando-se mais competitiva e reforçando o relacionamento com fornecedores, clientes e funcionários permitindo a adoção do home office.

Não é caro inserir videoconferências como parte da rotina da sua empresa, pois como já foi dito existem inúmeras ferramentas gratuitas disponíveis, além de criar  espaços ideais para que as conversas ocorrem obtendo o melhor resultado de áudio e vídeo. Ou seja, mais produtividade e menos recursos financeiros.

Implementar um sistema de videoconferência no seu negócio é simples, porém para que funcione de maneira eficaz é preciso uma internet estável e de qualidade. Nesse âmbito a Tely é referência. Ao contratar a Internet Empresarial da Tely você terá uma conexão com fibra óptica ultraveloz com qualidade, eficiência e redundância do sinal. Já com a nossa Internet Dedicada, sua empresa terá uma alta capacidade de tráfego, taxas simétricas para upload e download e assistência técnica de quem é referência no assunto,  de uma maneira muito mais rápida do que em toda a concorrência.

Se sua empresa precisa fazer uma videoconferência para promover seu negócio em um evento corporativo, você pode contratar o nosso serviço exclusivo de Internet On Demand que consiste em uma internet temporária e customizada, ideal para atender palestras, shows ou transmissões ao vivo.

Todos esses serviços são customizáveis e com assistência técnica 24 horas todos os dias, com a Tely seus problemas com internet serão nulos, e você pode fazer videoconferências sem se preocupar com sua conexão.

Diga-nos sua necessidade e a Tely desenvolve um projeto especial para atendê-la. Quer implementar videoconferência na sua empresa com uma internet de alto padrão? Entre em contato conosco agora através do nosso 0800 721 8359, fale com um dos nossos especialistas técnicos e conheça mais nossas soluções em conectividade.

Fale com o presidente
Canal de Denúncias