Layout do blog

Principais fatores que interferem na velocidade da Internet

Marketing Tely • out. 28, 2020

Principais fatores que interferem na velocidade da Internet

Todos nós pelo menos uma vez, já sofremos com problemas causados pela internet lenta. A conectividade constante traz muitos benefícios para a sua vida pessoal e também no trabalho, por isso quando existe algum problema que atrapalhe essa conexão, fica perceptível o quanto somos dependentes da tecnologia.


Parece que a internet falha sempre na hora em que mais precisamos dela e muitas vezes não sabemos o motivo do problema e nem como resolvê-lo, causando uma situação preocupante e embaraçosa.


Esse problema se agrava quando a velocidade na conexão no nosso ambiente de trabalho é comprometida, pois cada vez mais empresas dependem da internet para acessar produtos, fechar negócios e atualizar planilhas por exemplo, o que pode prejudicar toda a rotina de trabalho.


● FATORES QUE INTERFEREM NA VELOCIDADE DA INTERNET


O transtorno da internet com baixa velocidade pode acontecer por inúmeros motivos. Como ela é construída sobre centenas de diferentes tecnologias que tentam conversar entre si, há muitos lugares onde os dados podem ficar um pouco mais lentos antes de alcançar a tela do seu computador. Antes de acionar o seu servidor de internet é necessário se atentar a outros fatores que podem estar prejudicando a sua conexão. Para esclarecer alguns pontos, consultamos o Gerente Técnico da Tely Linaldo Ramos, ele deu algumas dicas que são importantes para evitar problemas.


● Esteja atento aos seus aparelhos


Um fio solto, uma tomada mal conectada ou uma fonte defeituosa por exemplo, podem ser a causa do problema. É importante verificar as conexões e reparar se não há variações demais na rede elétrica da sua casa. Evitar o uso de adaptadores T (benjamins) para conectar seu roteador evita diminuição da velocidade. Compre um filtro de linha ou estabilizador para ligar seus aparelhos nele e, preferencialmente, tenha um nobreak para seus aparelhos eletrônicos. Linaldo alerta também para ser cuidadoso no manuseio dos equipamentos para não danificá-los ou desconectar algo.


● Configuração da conexão


Cheque se seu modem ou roteador não estão configurados corretamente. Se o problema não for esse, você pode ligar para sua provedora de serviços de internet e pedir uma reconfiguração da conexão a internet, que pode ser feita realizando um “reset” da conexão.


● Verifique a conexão


Outro fator decisivo e que também afeta a velocidade da internet é o número de dispositivos conectados ao mesmo tempo. Na maioria dos lugares há pelo menos uma conexão por pessoa, às vezes mais. Como consequência, a rede fica sobrecarregada e a internet lenta.


Algumas atitudes fazem a diferença, como o posicionamento do seu roteador. Sobre isso, Linaldo Ramos dá a dica: “é importante manter o roteador em uma lugar alto e central, assim o sinal vai se espalhar melhor no ambiente.”


Algo muito comum que prejudica a velocidade de sua conexão são pessoas se conectando na sua rede Wi-Fi sem seu consentimento. Para resolver é só você mudar ou criar uma senha WPA2 no seu roteador. Se você não sabe como mudá-la, peça ao seu provedor de internet para fazer isso remotamente ou procure um guia na internet sobre como pode ser feito.


● Problemas com o provedor


Às vezes o problema da internet é com o seu provedor. Quando você perceber que o problema não é com os seus aparelhos, ligue e peça para fazer um teste de velocidade. Explique a situação e peça para um técnico visitar sua residência ou empresa, verificar a velocidade e identificar o motivo da velocidade lenta.


Alguns tipos de internet têm a probabilidade maior de ter algum problema, como é o caso da internet via rádio, que utiliza ondas de rádio frequência para transmitir o sinal de conexão aos computadores, e que pode ter problemas de acordo com a distância, condições climáticas e quantidade de pessoas utilizando. Por isso, é importante verificar a internet ideal, garantindo uma conexão segura.


● COMO RESOLVER O PROBLEMA DE INTERNET LENTA


Se sua empresa ou você precisa de uma conexão rápida, sem se preocupar com quedas frequentes de conexão e baixa velocidade, precisa escolher um bom serviço de um bom provedor.


Nós da Tely trabalhamos com internet de qualidade com a tecnologia de conexão por fibra óptica. Ela promove a transmissão de dados e voz em longas distâncias com pouca perda de sinal e qualidade, tudo isso com altíssimas velocidades. Baixar programas, documentos e navegar na internet é muito mais rápido e o tempo de espera por downloads seria reduzido ao mínimo.


Ao contrário de outros tipos de internet, com a fibra óptica a oscilação é quase nula, o que faz os problemas de conexão serem raros. Na Tely também fazemos manutenções a fim de evitar problemas futuros. "Nós fazemos manutenções preventivas nas redes, temos atenção em diversas áreas. Tudo é verificado para garantir que velocidade seja entregue” diz Linaldo Ramos.


Com a Tely o serviço de qualidade é garantido. Com a fibra óptica você não terá problemas. Desenvolvemos a solução ideal para que a sua internet não seja uma preocupação. Para saber mais entre em contato com nossos técnicos na nossa central de atendimento: 0800 731 2020.


Por Tely Internet de Fibra 14 jun., 2023
Tely amplia capacidade da rede de dados
Por Tely Internet de Fibra 14 jun., 2023
Tely amplia capacidade da rede de dados
Por Tely Internet de Fibra 26 set., 2022
Redes Neutras: Mercado aponta riscos e novas oportunidades
Por Tely Internet de Fibra 09 set., 2022
INOVATIC Nordeste vai antecipar debate das Redes Neutras
Por Tely Internet de Fibra 11 ago., 2022
Pequenos prestadores se preparam para disputar leilão
Por Tely Internet de Fibra 10 ago., 2022
Confira a Tely na RTI, páginas 16 e 17
Por Tely Internet de Fibra 10 ago., 2022
Tely investe em rede submarina do Nordeste a SP
Por Tely Internet de Fibra 10 ago., 2022
Tely usa gasoduto para reforçar rede entre Rio de Janeiro e São Paulo
Por Tely Internet de Fibra 10 ago., 2022
Tely ligará os polos de conteúdo da Globo em SP e RJ
Por Tely Internet de Fibra 10 ago., 2022
Apenas 14% das escolas públicas brasileiras têm conexão pedagógica
Mais Posts
Share by: